Projetos de engenharia civil
Por trás de todos os projetos de engenharia civil, há um verdadeiro arsenal de profissionais e processos.
Desde a necessidade de estabelecer o planejamento completo até o gerenciamento final da obra, o trabalho dos engenheiros demonstra a capacidade técnica de uma empresa para se destacar no mercado da construção civil.
Com o passar do tempo, a modernização chegou aos canteiros de obras e pôs à prova as empresas do setor. O desafio de fazer gerenciamento de projetos de engenharia civil cresceu, mas ganhou fortes aliados: engenheiros mais preparados e com forte apoio da tecnologia na palma das mãos.
O que é um projeto de engenharia civil?
O primeiro passo é entender o que é um projeto de engenharia civil. Desde a faculdade esse conceito já é norteado. Basicamente, o projeto de engenharia é um conjunto de processos de produção da construção civil que visa atingir um objetivo específico com prazos e custos definidos.
Ele deve nortear a realização da obra desde o momento em que ela ainda está no papel e as primeiras decisões estão sendo tomadas. Quando passa ao nível de execução, cabe ao engenheiro e ao gerente de obra executar junto às equipes cada processo de forma controlada.
Acessar o gerenciamento da obra de forma instantânea e de qualquer lugar, hoje em dia, é um fator muito relevante – por isso a importância de se apoiar em recursos tecnológicos e técnicas avançadas.
Quem é o responsável por fazer o acompanhamento desse projeto?
O formato de cada empresa no setor civil pode variar. Entretanto, cabe ao engenheiro civil projetar, gerenciar, supervisionar, controlar e tomar decisões assertivas nos projetos de engenharia civil.
Ele é o profissional formado e associado ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), que atesta sua capacidade e responsabilidade técnica sobre as obras que estiver envolvido.
Quais são as etapas de um projeto civil?
De forma breve, um projeto deve ter basicamente 7 etapas para se concretizar.
Como a construção civil envolve muitos agentes e áreas da engenharia e arquitetura, se faz extremamente necessário que eles estejam integrados e que conversem entre si. Por isso é tão importante fazer um gerenciamento de obras eficiente.
As etapas são:
- levantamento topográfico;
- sondagem do solo;
- projeto de arquitetônico;
- projeto estrutural;
- projeto elétrico;
- projeto hidros sanitário;
- projeto de segurança contra incêndio e pânico